O 'TromPetista' Fabiano Leitão foi detido na manhã de hoje, na praça dos Três Poderes, em Brasília (DF) depois de ser impedido de se manifestar durante desfile militar. Ele é conhecido por tocar seu instrumento em locais públicos com a música de campanha do ex-presidente Lula em 2003, durante todo o período em que o ficou preso na Polícia Federal, em Curitiba (PR) e em manifestações de entidades e partidos de progressistas.
Fabiano foi liberado após assinar termo circunstancial. A deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ) manifestou-se em seu twitter que "mais uma vez a Lei de Segurança Nacional foi usada em manifestação pacífica."
URGENTE! Fabiano Leitão, o TromPetista, foi PRESO agora em Brasília por TOCAR TROMPETE contra a tentativa de golpe do Bolsonaro. Pelos primeiros informes, mais uma vez a Lei de Segurança Nacional foi usada contra uma manifestação pacífica.
— Jandira Feghali %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7%uD83D%uDEA9 (@jandira_feghali) August 10, 2021
"Fabiano Leitão, nosso querido Trom_Petista Vermelho, foi levado pela polícia para alguma delegacia em Brasília. Estou em busca de mais informações e atualizo assim que tiver + detalhes. Desde já, meu repúdio à repressão política e minha solidariedade ao Fabiano", tuitou o deputado Alencar Braga (PT-SP).