"Infelizmente faleceu o ator Tarcísio Meira, vítima de COVID, segundo noticiam os diversos sites neste momento, já estava internado há bastante tempo. É mais um desses quase 600 mil brasileiros que perderam sua vida, dentre outras coisas, porque o governo não soube fazer seu trabalho na hora certa, não teve responsabilidade e seriedade para isso. Então, o registro está feito, presidente", informou Alessandro Vieira (Cidadania-SE), em breve interrupção.
"Senador Alessandro, lamentável e triste registro. Um dos principais expoentes da cultura nacional e das artes do nosso país, e eu queria, em homenagem ao Tarcísio Meira e todas as demais vítimas da COVID neste país, pedir a todos um minuto de silêncio", disse Randolfe, colocando o minuto de silêncio logo em seguida, respeitado por todos.
A CPI da COVID colhe, nesta quinta, o depoimento do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara dos Deputados e suspeito de participar da compra da vacina antiCOVID Covaxin. Instalada em 27 de abril deste ano, a CPI da COVID apura possíveis ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia e repasses de verbas a estados e municípios.
O que é uma CPI?
As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.
Leia também: Entenda como funciona uma CPI
O que a CPI da COVID investiga?
Instalada pelo Senado Federal em 27 de abril de 2021, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a CPI da COVID trabalha para apurar possíveis falhas e omissões na atuação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus. O repasse de recursos a estados e municípios também foi incluído na CPI e está na mira dos parlamentares.