A Polícia Federal (PF) entregou um documento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que relata que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se valem de uma tática utilizada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para provocar a desinformação sobre as urnas eletrônicas no Brasil. A informação é do jornal "Folha de S. Paulo".
Leia Mais
Em segundo turno, deputados aprovam texto-base da PEC da Reforma EleitoralDoria sobre Bolsonaro: 'Fala tanta bobagem que cabe um exame psiquiátrico'Doria sobre ataque de Bolsonaro à Coronavac: 'Vacina que salvou a mãe dele'Estados Unidos não apoiariam uma volta da ditadura militar no BrasilSTF quer manter distância de Bolsonaro por ataques à ConstituiçãoPara defender Bolsonaro, PGR questiona eficácia de máscarasPara provocar desinformação, a PF relatou no documento que bolsonaristas tentam afastar distinção entre informação e opinião, atacando veículos tradicionais de imprensa. O mesmo método, segundo a instituição, foi empregado nas eleições presidenciais brasileiras de 2018, na qual Bolsonaro venceu.
A PF destacou, ainda, que as investigações relativas às fake news e dos atos antidemocráticos envolvem pessoas e financiadores de conteúdo utilizado para espalhar desinformação, assim como nos Estados Unidos. Essas pessoas, então, formam uma espécie de rede de disparo de notícias falsas. A intenção do grupo é fazer com que a pessoa que receba o conteúdo tenha uma "primeira impressão duradoura" do conteúdo "sem compromisso com a verdade".