A Polícia Federal (PF) entregou um documento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que relata que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se valem de uma tática utilizada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para provocar a desinformação sobre as urnas eletrônicas no Brasil. A informação é do jornal "Folha de S. Paulo".
De acordo com o documento, a estratégia foi utilizada nas eleições americanas de 2016, na qual Donald Trump venceu. Na ocasião, seu estrategista era Steve Bannon, considerado "guru" dos políticos da direita. Bannon era responsável pelo site Breitbart News, utilizado para disseminar desinformação, o mesmo método utilizado no Brasil contra as urnas eletrônicas.
Para provocar desinformação, a PF relatou no documento que bolsonaristas tentam afastar distinção entre informação e opinião, atacando veículos tradicionais de imprensa. O mesmo método, segundo a instituição, foi empregado nas eleições presidenciais brasileiras de 2018, na qual Bolsonaro venceu.
A PF destacou, ainda, que as investigações relativas às fake news e dos atos antidemocráticos envolvem pessoas e financiadores de conteúdo utilizado para espalhar desinformação, assim como nos Estados Unidos. Essas pessoas, então, formam uma espécie de rede de disparo de notícias falsas. A intenção do grupo é fazer com que a pessoa que receba o conteúdo tenha uma "primeira impressão duradoura" do conteúdo "sem compromisso com a verdade".