O vereador de Belo Horizonte Ciro Pereira (PTB) publicou, nesta terça-feira (24/08), nas redes sociais, um post que propaga racismo religioso.
Leia Mais
'Criatório de baratas': MPF entra com ação contra Bolsonaro por racismo Grupo pede à PGR ação contra o presidente por racismoAcusado de racismo por parlamentares, Faria de Sá se retrata, mas pode ser punidoMaurício Souza, do vôlei, presenteia Eduardo e Jair Bolsonaro com camisaAcompanhada da mensagem, o parlamentar publicou uma foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um encontro com Movimentos Sociais e Culturais em Fortaleza (CE) no último sábado.
A fala preconceituosa logo repercutiu na Câmara Municipal. ''Racismo religioso é o que a gente vê dos bolsonaristas na Câmara. O vereador Ciro declarou guerra às religiões de matriz africana. Grotesco'', disse a vereadora Iza Lourença (Psol).
''Todo repúdio ao ódio deles contra o nosso povo. Viva as culturas de matriz africana! Racistas não passarão'', continuou a parlamentar.
A vereadora Macaé Evaristo (PT) também usou as redes sociais para repudiar a fala do colega de Legislativo. ''Basta de racismo religioso. Ser abençoado por pastor pode e por mãe de santo não pode, Ciro? Defendo a laicidade do estado. Religião cada um tem a sua e a gente respeita,'' disse.
O crime de racismo, previsto na Lei 7.716/1989, implica os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião.