O presidente Jair Bolsonaro exibiu, nesta terça-feira (31/8) a apoiadores, uma medalha com uma expressão que costuma utilizar e chamar de "3 Is". O objeto possui uma foto do mandatário com os dizeres: "Clube Bolsonaro - Imorrível, imbrochavel e incomível". Na saída do Palácio da Alvorada, o mandatário mostrou a medalha aos bolsonaristas e pediu que a lessem. "Minha mulher não pode ver isso não. Essa medalha não é qualquer um que tem não, pô", emendou rindo.
Questionado se Hamilton Mourão (PRTB) será seu vice novamente nas eleições do próximo ano, o mandatário disse que não entraria em detalhes. "Não. Não vou entrar em detalhes. Talvez eu converse com ele nos próximos dias, mas sem problemas", continuou.
'Rosquinha para eles'
O chefe do Executivo também comentou com apoiadores sobre os preços da gasolina e do gás de cozinha e voltou a aconselhar que moradores aluguem um caminhão para comprar botijão direto das distribuidoras.
Ele repetiu que há "zero corrupção" no governo e ironizou, fazendo um sinal unindo o polegar e o indicador, dizendo: "Rosquinha para eles", em indireta à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid que investiga suspeitas de corrupção do governo na saúde durante a pandemia.
O que é uma CPI?
As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.
Leia também: Entenda como funciona uma CPI
O que a CPI da COVID investiga?
Instalada pelo Senado Federal em 27 de abril de 2021, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a CPI da COVID trabalha para apurar possíveis falhas e omissões na atuação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus. O repasse de recursos a estados e municípios também foi incluído na CPI e está na mira dos parlamentares.