O presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco (DEM-MG) se reuniu na manhã desta quinta-feira (2/9) com representantes do Fórum Nacional de Governadores, em Brasília. Após o final da reunião, ele concedeu uma entrevista coletiva e ressaltou a importância do diálogo e da democracia.
E continuou: “É muito importante que todos nós estejamos unidos, respeitando as divergências na busca de um consenso, na busca de convergências, mas com um aspecto que é para todos nós inegociável: não se negocia democracia. Democracia é uma realidade, o estado de direito é uma realidade e a sociedade já assimilou esses conceitos e esses valores nacionais, de modo que estaremos sempre unidos nesse propósito de preservação da democracia do nosso país.”
“É fundamental e é pilar da democracia o diálogo. Não é possível se interromper o diálogo com nenhum dos poderes, não é possível se interromper o diálogo com nenhuma das instituições e não é possível não ouvir os governadores dos estados e do Distrito Federal. Portanto essa lógica, essa tônica de diálogo permanente, em especial com os governadores, que sabem a realidade de cada um dos estados brasileiros e do DF, é fundamental que nós estejamos abertos no Congresso Nacional para este diálogo permanente. Um diálogo que constrói, que busca convergências e consenso, um diálogo que respeita as divergências. É um exercício de sim, é um exercício de não, mas é um exercício democrático que no final das contas busca preservar o interesse maior que nos une aqui, que é o interesse do povo brasileiro.”
Pacheco, que é senador eleito por Minas Gerais, também agradeceu a presença do governador Romeu Zema (Novo). “Tratamos de assuntos de Minas Gerais que são importantes e nos unem para o enfrentamento dos nossos problemas no estado de Minas”, disse.
Também participaram do encontro os governadores Ibaneis Rocha (DF), Renato Casagrande (ES), Reinaldo Azambuja (MS) e Helder Barbalho (PA).