O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, afirmou que Marcos Tolentino, o "sócio oculto" do FIB Bank, está fugindo da CPI. O empresário não compareceu ao depoimento, marcado para quarta-feira (1º/9), e apresentou um atestado médico.
Na manhã desta quinta, ao receber outro atestado do Hospital Sírio-Libanes, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que Tolentino estava com “fezes escuras”.
“Tolentino, suspeito de ser chefe da máfia e dono do Fib Bank, tenta escapulir da CPI alegando a cor das suas fezes. Nunca se viu uma coisa dessa”, escreveu Calheiros nas redes sociais.
Tolentino, suspeito de ser chefe da máfia e dono do Fib Bank tenta escapulir da CPI alegando a cor das suas fezes. Nunca se viu uma coisa dessa.
%u2014 Renan Calheiros (@renancalheiros) September 2, 2021
Ontem (1º/9), Aziz chegou a ligar para o diretor do
Hospital Sírio-Libanes durante a CPI
e cobrar a ida do lobista até Brasília. O sócio do Fib Bank é o segundo depoente que consegue no hospital um atestado médico para se abster do depoimento em menos de 24 horas. O primeiro foi Marconny Faria, lobista da Precisa Medicamentos, que também apresentou um atestado médico da unidade de saúde.
Para Omar, o sócio do FIB Bank vai para a CPI até de cadeira de rodas. "Ele é um fraudador. Dono de um banco que nem é banco. Ele virá para cá nem que seja de maca, mas vai ter que vir", disse.
O que é uma CPI?
As
comissões parlamentares de inquérito
(CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.
Leia também: Entenda como funciona uma CPI
O que a CPI da COVID investiga?
Instalada pelo Senado Federal em 27 de abril de 2021, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF)
, a
CPI da COVID trabalha para apurar possíveis falhas e omissões na atuação do governo federal no combate à pandemia
do novo coronavírus. O repasse de recursos a estados e municípios também foi incluído na CPI e está na mira dos parlamentares.