O senador governista Marcos Rogério (DEM-RO) anunciou a exoneração de seu assessor que foi alvo de investigação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (2/9). O agora ex-funcionário do parlamentar teve a sua casa como alvo de mandado de busca apreensão em face da Operação Alcance, que investiga um esquema criminoso de envio de carregamento de drogas de Rondônia para o Ceará.
"Fui surpreendido com a notícia de busca e apreensão na casa de um dos meus assessores, lotado no escritório de apoio parlamentar de Porto Velho. Não tenho informações se existe ou não envolvimento na prática de algum ilícito, mas em decorrência das investigações em curso decidi exonerá-lo, aguardando maiores esclarecimentos dos fatos", disse Marcos Rogério por meio de uma rede social.
A PF informou que as investigações tiveram início em agosto de 2020, com a finalidade de identificar a participação dos integrantes da organização criminosa sediada em Porto Velho e liderada por um homem foragido, condenado em 2015 a aproximadamente 40 anos de prisão por tráfico, associação e lavagem de dinheiro.
Aproximadamente 200 policiais federais cumpriram 102 mandados judiciais, sendo 42 de prisão preventiva e 60 de busca e apreensão.
Sete remessas de drogas foram apreendidas totalizando cerca de uma tonelada de cocaína.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, o dinheiro da droga era recebido de forma dissimulada em contas bancárias interpostas de pessoas e empresas, sendo que estas recebiam aproximadamente 3% do valor movimentado.