No fim da tarde desta sexta-feira (3/9), a Polícia Federal prendeu o blogueiro conservador bolsonarista Wellington Macedo. A ordem foi dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news a Corte.
Confira as declarações mais polêmicas do jornalista, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Confira as declarações mais polêmicas do jornalista, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Questionado sobre uma possível tentativa de a população invadir o STF, no 7 de Setembro, Macedo disse: “A possibilidade é de 80%. São centenas de ônibus. Quando falamos que o povo tá indo para Brasília para retomar o poder, é a retomada do poder, já que o presidente da República já não tem mais poder”.
De acordo com ele, “retomar o poder” é invadir o STF e o Congresso Nacional. Ele ainda afirmou que a população “está disposta” a invadir os poderes até que os ministros Moraes e Luís Roberto Barroso sofram impeachment.
Em sua conta no Instagram, o blogueiro afirma ser "fundador da Marcha da Família Cristã pela Liberdade" e fez postagens em apoio às declarações de teor ameaçador do cantor Sérgio Reis.
No Twitter, Macedo também já afirmou que o país está vivendo uma "escalada autoritária" e que "pessoas estão sendo perseguidas".
O blogueiro foi idealizador da “vaquinha on-line” feita para pagar caravanas para Brasília no Dia da Independência. A ação foi bloqueada por Moraes na semana passada.
Leia:
Como funcionam as caravanas que partem de MG rumo a atos pró-Bolsonaro
Os protestos do 7 de Setembro foram inflamados pelo presidente Jair Bolsonaro, que faz uma série de ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e acusa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de fraudar as eleições. Agora, milhares de apoiadores do presidente marcham para Brasília para pedir a queda das instituições e o golpe militar, caso o STF mantenha suas posições.