Protestos do Dia da Independência em Belo Horizonte tiveram trajetos e pontos de encontro alterados para evitar tumulto. As manifestações do 7 de setembro em BH ocorrerão na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul da capital mineira, e na Praça da Estação, no Hipercentro. Confira os locais de concentração, trajeto e pontos de encontro dos atos contra e a favor do presidente Jair Bolsonaro.
Leia Mais
Terminal JK fica lotado na saída para o feriado da IndependênciaEmbaixada dos EUA alerta cidadãos norte-americanos sobre protestos no dia 7Para evitar bolsonaristas, Grito dos Excluídos muda de local em BHManifestantes bolsonaristas se concentram na Praça da Liberdade, em BHBH terá segurança reforçada para protestos pró e contra governo BolsonaroDinho Ouro Preto é atacado por bolsonaristas após criticar o presidenteManifestação de 7 de setembro: grades são instaladas na Praça da Liberdade Confira 7 motivos para se manifestar no 7 de setembroCidade mineira registra primeira morte por COVID-19Atos a favor do presidente Bolsonaro
- A manifestação com bolsonaristas terá início com uma carreata, cuja concentração está marcada para as 9h, no entorno do Estádio Mineirão, na Pampulha.
- Às 10h, os veículos começarão a se movimentar por vias como as avenidas Carlos Luz e Pedro II, além do Elevado Dona Helena Greco e a Avenida Bias Fortes.
- O destino é a Praça da Liberdade.
Atos contra o presidente Bolsonaro
- O tradicional Grito dos Excluídos, composto por opositores a Bolsonaro, tem concentração marcada para as 10h na Praça Afonso Arinos, no Centro de BH.
- Os manifestantes descerão pela Álvares Cabral e Afonso Pena, até a Praça Sete.
- O ato terminará na Praça da Estação.
Mudanças para evitar encontro
Os movimentos de esquerda e de direita em Belo Horizonte tiveram algumas mudanças do que havia sido planejado inicialmente por questões de segurança. Tudo chancelado pelas respectivas lideranças e pela PM.
O "Grito dos Excluídos", por exemplo, estava previsto para se concentrar, anteriormente, na Praça da Liberdade, mesmo local onde os bolsonaristas vão se reunir na manhã dessa terça. No entanto, o movimento contrário a Bolsonaro acabou sendo transferido para a Praça Afonso Arinos.
Já a carreata que sairá do Mineirão para a Praça da Liberdade com bolsonaristas teve o trajeto modificado. Antes, os veículos passariam pela Avenida Antônio Carlos e Afonso Pena, por exemplo. Na reunião com a PM, ficou acordado que o caminho a ser percorrido teria como principal via a Carlos Luz, além das demais citadas anteriormente na matéria.
Cavalgada foi vetada pela PM
Outra mudança que diz respeito à passeata bolsonarista é em relação aos cavalos. Pessoas montadas nos animais também participariam do movimento de apoio ao presidente, para homenagear o cantor Sérgio Reis, investigado por incitar manifestações contra o Supremo Tribunal Federal (STF), após vídeos e áudios viralizarem nas redes sociais. O movimento, no entanto, acabou sendo vetado por questão de segurança.
"A ideia aqui é garantir o direito à livre manifestação de todos, de qualquer ideologia política, de qualquer questão partidária. Todos terão a segurança por parte da Polícia Militar, todos serão acompanhados nestes deslocamentos e terão seu direito constitucional à livre manifestação garantido, sem que haja qualquer tipo de agressão por parte de A ou B", disse o coronel Eduardo Felisberto Alves, chefe do Estado Maior da PM.