Jornal Estado de Minas

7 DE SETEMBRO

Marcos Rogério sobrevoa manifestações ao lado de Bolsonaro

O senador Marcos Rogério (DEM-RO), membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, acompanhou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no voo de helicóptero em Brasília na manhã desta terça-feira (7/9), dia da Independência do Brasil. O passeio acompanhou as manifestações de 7 de setembro que acontecem na capital.





Em vídeo do passeio compartilhado no seu perfil no Twitter, o parlamentar governista disse que 'é lindo ver o nosso povo reunido, em defesa da nossa liberdade e democracia'.

 

Assim como ministros, comandantes das Forças Armadas e outras autoridades, Marcos Rogério também esteve hoje ao lado do chefe do Executivo na cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, no Palácio da Alvorada.

Durante sessão da CPI da COVID na última quarta-feira (1º/9), o senador afirmou que ser contra as manifestações como ocorridas hoje em todo o país é, na verdade, ser contra a democracia. Inflados por Bolsonaro, apoiadores ocupam ruas e avenidas para defender seu governo e contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).





“Tem que ter respeito, tem que ter respeito, acatamento. Brasília deve ser tomada por um mar de gente. Pessoas de todos os estados, de diversos segmentos. Além do que vai acontecer em todo país. Bandeiras por todos os estados, não vermelhas, mas verdes e amarelas”, disse Marco Rogério na semana passada.

Ainda nesta tarde, Bolsonaro deve seguir para participar dos atos na capital de São Paulo, na Avenida Paulista, um dos pontos mais tradicionais de grandes manifestações no país.

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também: Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?

Instalada pelo Senado Federal em 27 de abril de 2021, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a CPI da COVID trabalha para apurar possíveis falhas e omissões na atuação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus. O repasse de recursos a estados e municípios também foi incluído na CPI e está na mira dos parlamentares.





audima