Em pronunciamento nesta quarta-feira (8/9), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux , conclamou o governo federal e os demais governantes do país a se dedicarem a "problemas reais" como a pandemia da COVID-19 , o desemprego, a inflação e a crise hídrica . O ministro se manifestou em resposta às passeatas de 7 de Setembro e às falas contra a democracia dos participantes e do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro . Fux também garantiu que o STF não será fechado. Vários senadores repercutiram o pronunciamento do chefe do Poder Judiciário.
FUX: ninguém fechará esta Corte. Falou direto ao Presidente. Houve crime de responsabilidade. Recado claro para o Congresso Nacional. Desafinou a "Lira" do "Nero".
— Simone Tebet (@SimoneTebetms) September 8, 2021
A postura do presidente é marginal à lei. A nossa reação tem que ser por meio da lei e das instituições.
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) September 8, 2021
Não há outra saída senão o impeachment. Cabe à Câmara tomar essa atitude. E aos partidos políticos com assento naquela casa, afinal, eles só existem por conta da democracia. https://t.co/DptiP4JCWg
Quando um dos valores mais preciosos da nossa sociedade, como a democracia, está em jogo, não há espaço para dois lados. A covardia é um sentimento que nunca teve e nunca terá espaço na História. Lamento os posicionamentos acanhados e que beiram a cumplicidade com o golpismo.
— Randolfe Rodrigues %uD83D%uDC89%uD83D%uDC53 (@randolfeap) September 8, 2021
O legado deste 7 de Setembro: Bolsonaro, aprisionado em seu cárcere mental, confirmou o que a maioria já sabia. É desprovido de qualquer lucidez, caráter e competência para governar. Não lhe resta nenhuma condição para se manter na presidência do país.
— Mara Gabrilli (@maragabrilli) September 8, 2021
A única verdade no discurso de Lira, mesmo assim parcial, veio na confissão do final: %u201Cteve um errinho básico ali%u2026%u201D. Não foi só 1 erro, foram vários, mas o pior de todos foi eleger Bolsonaro. Vamos corrigir, seja pelo impeachment ou pela eleição, pois só assim sairemos do caos.
— Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) September 8, 2021
O ministro Fux, presidente do STF, coloca com absoluta clareza: as ameaças contra autoridades e a incitação à desobediência a ordens judiciais representam crime de responsabilidade. A omissão de Lira, senhor de bilhões do Orçamento Secreto, ofende o estado democrático de direito.
— Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) September 8, 2021
O presidente da @camaradeputados, dep @ArthurLira_ foi muito feliz em seu pronunciamento agora há pouco. Uma fala ideal para o momento, pois acalma os ânimos. Precisamos de serenidade para tratar dos problemas que afligem o nosso país.
— Vanderlan Cardoso (@Vanderlan_VC) September 8, 2021
Mais que VOZ institucional, o momento exige AÇÃO dos Poderes Judiciário e Legislativo. Porque as palavras do Presidente têm feição de atos. E atos INCONSTITUCIONAIS. Ele não as diz por coragem, mas por medo. Nós temos de mostrar CORAGEM não só para falar, mas para AGIR.
— Simone Tebet (@SimoneTebetms) September 8, 2021