Em Belo Horizonte, os atos marcados pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e Vem pra Rua, já tomam a Praça da Liberdade. Os manifestantes pedem o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e carregam o slogan: “Nem Lula, nem Bolsonaro”.
César Péret, um dos líderes do MBL Minas Gerais, afirmou para o Estado de Minas que os atos foram convocados pela liberdade da direita. “É uma demanda urgente para a gente, que já vem de manifestações políticas que transformaram os meios”, conta.
De acordo com Péret, Bolsonaro “traiu seus eleitores”. “Viemos aqui representar tanto aqueles que votaram em Bolsonaro, quanto aqueles que não”, conta. “Esses grupos passaram a participar do mesmo movimento: Fora Bolsonaro”, explica.
César Peret também falou sobre a escolha da cor branca para as roupas dos manifestantes. Assim como as manifestações pró-Bolsonaro, os atos convocados para este domingo terão traje adequado. “É um símbolo de união. Pela pauta urgente e deixando as diferenças ideológicas de lado.”
Na Liberdade, os manifestantes protestam também contra as medidas adotadas pelo presidente na pandemia de COVID-19, as falas antidemocráticas do presidente e a favor da democracia.
O MBL foi um dos articuladores do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Na época em que o movimento começou a ganhar força, milhares saíram às ruas para marchar contra o governo petista e os altos preços das passagens de ônibus. Em 2018, o MBL apoiou a eleição de Jair Bolsonaro (sem partido).