O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse em entrevista coletiva nesta quinta-feira (16/9) que a vacinação contra COVID-19 em adolescentes foi feita de maneira “intempestiva” pelos governadores e prefeitos. Em alguns locais, como São Paulo, a vacinação foi adiantada.
Leia Mais
Câmara confirma cassação do deputado boca AbertaQueiroga diz que Brasil tem 'excesso de vacinas': 'Vacinando quem não deve'Queiroga sobre terceira dose em idosos: 'Governadores tratam como troféu'coronavirusbrasilQueiroga: 'Em breve teremos desobrigação de usar máscara'Pressão no Ministério da Saúde veio de influenciadores bolsonaristasAlessandro Vieira quer Queiroga na CPI da COVIDQueiroga aconselha adolescentes sem comorbidades a não tomarem segunda dose "Estados e municípios iniciaram essa vacina antes, até no mês de agosto, a vacina que era para começar ontem", disse ele durante entrevista coletiva. "Como conseguimos coordenar a campanha dessa forma?", perguntou.
Queiroga afirmou que alguns estados estariam aplicando vacinas de outros fabricantes além da Pfizer, que é o único autorizado pela Anvisa para menores de idade.
"Sigam a recomendação do PNI , não apliquem vacinas que não tenham autorização da Anvisa", disse. "Não vamos aceitar isso. Temos compromisso com todos os brasileiros, mas em especial com os adolescentes, que são o futuro dessa nação".
O ministro recomendou que os adolescentes, com comorbidades, não devem completem a imunização e voltar aos postos para a segunda dose.
“Aqueles sem comorbidades, independentemente da vacina que tomaram, não tomem outra, por uma questão de cautela. Os com comorbidades podem completar o esquema vacinal”, disse.
O ministro também disse que o Brasil sofre com o “excesso de vacinas”.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.