O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) afirmou que apresentou um requerimento para convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID.
“Apresentei na CPI requerimento de convocação do ministro da Saúde, para que ele explique com clareza a questão da vacinação de adolescentes e também o plano de vacinação para 2022. Não é aceitável que a maior autoridade de saúde do país se manifeste de forma vaga e alarmista”, disse.
Apresentei na CPI requerimento de convocação do ministro da Saúde, para que ele explique com clareza a questão da vacinação de adolescentes e também o plano de vacinação para 2022. Não é aceitável que a maior autoridade de saúde do país se manifeste de forma vaga e alarmista. pic.twitter.com/f1LtsY74gf
%u2014 Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) September 16, 2021
Mais cedo, Queiroga culpou prefeitos e governadores pelo atraso de vacinas e afirmou que o país tem “excesso” de imunizantes.
O ministro também afirmou que a
vacina para adolescentes e idosos foi aplicada mais cedo pelos governadores e prefeitos. “Como se fosse um troféu”
, disse.
O que é uma CPI?
As
comissões parlamentares de inquérito
(CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.
Leia também: Entenda como funciona uma CPI
O que a CPI da COVID investiga?
Instalada pelo Senado Federal em 27 de abril de 2021, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF)
, a
CPI da COVID trabalha para apurar possíveis falhas e omissões na atuação do governo federal no combate à pandemia
do novo coronavírus. O repasse de recursos a estados e municípios também foi incluído na CPI e está na mira dos parlamentares.