O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) afirmou que apresentou um requerimento para convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID.
Leia Mais
cpiCOVIDQueiroga aconselha adolescentes sem comorbidades a não tomarem segunda doseQueiroga diz que vacinação de adolescentes foi 'intempestiva' Queiroga diz que Brasil tem 'excesso de vacinas': 'Vacinando quem não deve'OAB pode ajudar CPI a denunciar Bolsonaro ao Tribunal InternacionalPacheco diz que CPI deve responsabilizar 'quem deva ser responsabilizado'Queiroga: 'Em breve teremos desobrigação de usar máscara'Anvisa mantém indicação da Pfizer para os adolescentesPressão no Ministério da Saúde veio de influenciadores bolsonaristasLeia: Queiroga aconselha adolescentes sem comorbidades a não tomarem segunda dose
“Apresentei na CPI requerimento de convocação do ministro da Saúde, para que ele explique com clareza a questão da vacinação de adolescentes e também o plano de vacinação para 2022. Não é aceitável que a maior autoridade de saúde do país se manifeste de forma vaga e alarmista”, disse.
Mais cedo, Queiroga culpou prefeitos e governadores pelo atraso de vacinas e afirmou que o país tem “excesso” de imunizantes.
O ministro também afirmou que a vacina para adolescentes e idosos foi aplicada mais cedo pelos governadores e prefeitos. “Como se fosse um troféu”, disse.
O que é uma CPI?
As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.
Leia também: Entenda como funciona uma CPI
O que a CPI da COVID investiga?
Instalada pelo Senado Federal em 27 de abril de 2021, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a CPI da COVID trabalha para apurar possíveis falhas e omissões na atuação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus. O repasse de recursos a estados e municípios também foi incluído na CPI e está na mira dos parlamentares.