O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, teve uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) antes de recuar e orientar que adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades não fossem vacinados por enquanto. O diálogo foi revelado nesta quinta-feira (15/9), um dia depois de a nota informativa ser publicada pela pasta.
Leia Mais
Bolsonaro: 'Estou melhor em imunização que todo mundo que tomou CoronaVac'Bolsonaro diz que deve defender tese do marco temporal em discurso na ONUDatafolha: reprovação ao governo Bolsonaro bate recorde e atinge 53%coronavirusbrasilMandetta sobre denúncia da Prevent Senior: 'Não me espanta'Bolsonaro sobre sua atuação na pandemia: 'Não errei nenhuma'Bolsonaro defende uso de ivermectina contra COVID-19 e live é interrompida“A minha conversa com o Queiroga não é imposição. Eu levo para ele o meu sentimento, o que eu leio, vejo e o que chega ao meu conhecimento. A OMS é contra a vacinação entre 12 a 17 anos. A Anvisa aqui no Brasil é favorável à vacinação de todos os adolescentes com a Pfizer. É uma recomendação, você é obrigado a cumprir?”, questionou Bolsonaro.
Queiroga disse que mais de 3,5 milhões de adolescentes foram vacinados antes do dia 15 de setembro, data em que o Ministério da Saúde marcou a imunização de pessoas entre 12 e 17 anos com comorbidades. O ministro também disse que estados e municípios utilizaram todas as vacinas, uma vez que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia autorizado apenas a Pfizer neste público.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.