Em conversa com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na manhã desta segunda-feira (20/09), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, pediu para o governo brasileiro negociar com o premiê britânico, Boris Johnson, a entrada de brasileiros na Inglaterra sem a necessidade de quarentena.
"Põe o p.. na mesa. Libera lá pros brasileiros, pô", disse Ramos, conforme reportagem do jornal Estado de S. Paulo.
"Põe o p.. na mesa. Libera lá pros brasileiros, pô", disse Ramos, conforme reportagem do jornal Estado de S. Paulo.
Apesar do Reino Unido ter alterado as regras de entradas de viajantes no país, o Brasil continua na "lista vermelha" e todo passageiro, mesmo estando vacinado, precisa fazer uma quarentena de 10 dias assim que chegar ao país.
Os ministros esperavam o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) para tomar café da manhã no hotel em que estão hospedados em Nova York e seguirem para uma reunião com Johnson. O governo brasileiro está na cidade para discursar na Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU).
Segundo a reportagem, Ramos não percebeu que os repórteres estavam no local, porém outros ministros e assessores tinham entrado em contato com os jornalistas.
No encontro de Johnson e Bolsonaro, na tarde desta segunda-feira, o britânico elogiou a vacina Astrazeneca, produzida pela Oxford, e Bolsonaro afirmou que ainda não se vacinou.
O presidente brasileiro é o único líder que irá participar da reunião na ONU e que declaradamente não tomou a vacina contra COVID-19.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.