O discurso de abertura na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi uma repetição de suas inúmeras falas a apoiadores no território nacional. Em Nova Iorque, ele reafirmou que o Brasil é contrário ao passaporte da vacinação - obrigatoriedade de apresentar o comprovante de imunização para ter acesso a outro país.
- 'Vim mostrar um Brasil diferente'
- 'O Brasil mudou. Estávamos à beira do socialismo'
- 7 de setembro: 'Maior manifestação da nossa história'
- 'O Brasil mudou. Estávamos à beira do socialismo'
- 7 de setembro: 'Maior manifestação da nossa história'
Leia Mais
PF faz buscas em investigação de fraude na gestão de Ricardo Barros na SaúdeBolsonaro responde ataques de manifestantes em NY: 'Acéfalos'A ''arminha'' do ministro Carlos França em NY e a repercussão para o BrasilcoronavirusmundoNa ONU, Bolsonaro manipula dados do auxílio emergencialBolsonaro na ONU: 'Somos o país do emprego verde e da Amazônia preservada'“Apoiamos a vacinação, mas nosso governo tem se posicionado contrário ao passaporte sanitário ou a qualquer obrigação relacionada à vacina”, afirmou Bolsonaro.
Ele exaltou que, até o momento, o governo federal distribuiu 260 milhões de doses de vacinas. Segundo ele, 140 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose, sendo 90% população adulta e 80% da população indígena.
O presidente também voltou a culpar governadores e prefeitos pelas restrições impostas nas atividades como forma de prevenir a expansão da COVID-19.
“A pandemia pegou a todos de surpresa em 2020. Lamentamos todas as mortes ocorridas no Brasil e no mundo. Sempre defendi combater o vírus e o desemprego de forma simultânea e com a mesma responsabilidade. As medidas de isolamento e lockdown deixaram um legado de inflação em especial nos gêneros alimentícios no muindo todo”, afirmou o presidente.
Esta é a terceira participação de Bolsonaro na ONU desde que assumiu o mandato, em 2019. O representante do Brasil é sempre o primeiro a discursar desde 1947.
O chefe do Executivo desembarcou nos EUA com a comitiva presidencial no domingo (19/9). Desde então, Bolsonaro se reuniu com outros líderes mundiais, entre eles Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.