Os senadores governistas Marcos Rogério (DEM-RO) e Luis Carlos Heinze (PP-RS) bateram boca com parlamentares da oposição Renan Calheiros (MDB-AL), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Fabiano Contarato (Rede-ES) durante a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID desta terça-feira (21/9).
Leia Mais
Cúpula da CPI reage à fala de Bolsonaro; 'Mentiu do começo ao fim', diz RenanOmar Aziz sobre Jair Renan: 'Linguajar de marginal'Rejeitada queixa contra assessor de Bolsonaro que chamou Doria de 'corno'cpiCOVIDUberaba: movimentos protestam contra medalhas para Zema e Bolsonaro“Nós estamos numa pandemia e o ministro Queiroga faz a gente passar vergonha fora”, disse Omar após a exibição da filmagem.
“A CPI está fazendo isso há tempo”, responde em seguida Marcos Rogério. Depois do comentário, a sessão é tomada por troca de ataques entre os políticos.
"Tenha respeito aos senadores. O governo que vossa excelência apoia é um verdadeiro crime continuado", diz Contarato.
"A Precisa, que teve duas buscas e apreensão, tem envolvimento do seu governo. A cloroquina é do seu governo. A Davati, Marconny, tudo isso foi do seu governo", complementa Randolfe, vice-presidente da comissão.
Em meio a confusão, Marcos afirma que a oposição ‘não quer investigar’ possíveis irregularidades nas gestões estaduais e municipais do país. "A oposição fica aqui gritando o tempo todo, mas não quer investigar, não quer aprofundar as investigações, a gastança desenfreada, a roubalheira nos estados e municípios", disse o parlamentar.
“Vamos ouvir Wagner Rosário para falar de corrupção. Não querem falar", também afirma o senador Luis Carlos Heinze, se referindo ao ministro da Controladoria-Geral da União, depoente de hoje.
O que é uma CPI?
As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.
Leia também: Entenda como funciona uma CPI
O que a CPI da COVID investiga?
Instalada pelo Senado Federal em 27 de abril de 2021, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a CPI da COVID trabalha para apurar possíveis falhas e omissões na atuação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus. O repasse de recursos a estados e municípios também foi incluído na CPI e está na mira dos parlamentares.