Após fazer um discurso na Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada nesta terça-feira (21/), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que “expôs verdades que desesperam a imprensa e a esquerda”.
Leia Mais
NY Times sobre Bolsonaro na ONU: 'Defendeu uso de drogas ineficazes'Após discurso na ONU, Twitter tem trends dominados por ataques a BolsonaroBolsonaro na ONU: nuvem de palavras compara discursos de 2020 e 2021Reino Unido contradiz Bolsonaro e nega pedido de ajuda: declarações 'não condizem' com o que ocorreu, diz gabinete de Boris Johnson'Delirante', 'mentiroso': políticos repercutem discurso de Bolsonaro na ONUBolsonaro desmarca entrevista na ONU e deve antecipar volta ao Brasil CPI: ministro da CGU diz que desconhecia documento da própria ControladoriaNo discurso, que durou cerca de 12 minutos, Bolsonaro defendeu o 'tratamento precoce', sem comprovação científica, atacou a mídia brasileira e internacional, culpou governadores e prefeitos pela crise na pandemia e mentiu sobre o valor do auxílio emergencial.
As falas acabaram gerando grande repercussão nas redes sociais. No Twitter, foram pelo menos 10 dos 15 assuntos em alta.“#BolsonaroVergonhaDoBrasil”, “#Bolsonarovergonhamundial”, “#BolsonaroMente”, “QUE VERGONHA”, “Auxílio de 800”, “800 DÓLARES”, “Jair Bolsonaro”, “TRATAMENTO PRECOCE”, “#ONU2021” e “Assembleia Geral da ONU”.
O chefe do Executivo desembarcou nos EUA com a comitiva presidencial no domingo (19/9). Desde então, Bolsonaro se reuniu com outros líderes mundiais, entre eles Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido.