A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou isolamento social à comitiva que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Nova York para a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A medida foi recomendada depois da confirmação de que o ministro da Saúde Marcelo Queiroga testou positivo para COVID-19. Eles retornam para o Brasil nesta quarta-feira (22/9).
Leia Mais
Mandetta sobre Queiroga com COVID: 'vai fazer tratamento precoce?'Bolsonaro desmarca entrevista na ONU e deve antecipar volta ao Brasil Na ONU, Bolsonaro manipula dados do auxílio emergencialcoronavirusbrasilPresidente da Anvisa: 1.600 nomes decidiram sobre vacinação infantilGirão defende Wagner Rosário na CPI: 'Foi atacado do início ao fim'Hotel onde Queiroga fará quarentena tem diárias a partir de 431 dólaresPF apura fraude na aquisição de remédios na gestão Ricardo Barros na SaúdeEduardo Bolsonaro chama prefeito de Nova York de marxista“A agência submeteu à Casa Civil considerações relativas aos regramentos vigentes e antecipou recomendação sanitária alinhadas às regras brasileiras que visam à proteção dos viajantes e da população brasileira”, diz a Anvisa em nota.
O órgão ainda estabelece uma série de regras que devem ser seguidas pela comitiva brasileira que esteve na ONU. Confira:
- Desembarquem no Brasil de forma a expor o mínimo possível ambientes e pessoas;
- Cumpram o período de isolamento de 14 dias após o último dia de contato com o caso confirmado de Covid-19, conforme o Guia de Vigilância Epidemiológica para COVID-19
- Cumpram isolamento na cidade de desembarque no Brasil, evitando novos deslocamentos até que tenham ultrapassado o período de transmissibilidade do vírus;
- Sejam novamente testados em solo brasileiro.
- Adicionalmente, após do desembarque da comitiva brasileira, a Anvisa propõe que seja realizada a limpeza e desinfecção da aeronave conforme os protocolos de higienização.
Além de Queiroga, que vai cumprir quarentena em Nova York, outro integrante também testou positivo. Um diplomata enviado ao país para planejar a viagem do presidente também foi confirmado com o vírus na segunda-feira (20/9).
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.