O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) revelou que foi o filho “01” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), que acompanhou o diretor da Precisa Medicamentos, Danilo Trento, em uma viagem para Las Vegas, nos Estados Unidos, para tratar de um lobby de jogatina.
Anteriormente, Danilo Trento se negou a dizer se viajou para Las Vegas com senadores, ou se aconteceu algum encontro entre ele e parlamentares.
"Isso leva à dedução dos membros desta Comissão Parlamentar de Inquérito que esta viagem teve indícios de crime, ou foi criminosa", respondeu o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Em seguida, Girão, que se diz independente, mesmo sendo um dos mais críticos à atuação do chamado G7, em especial do relator Renan Calheiros, apresentou um documento sobre a viagem.
O senador defende a pauta contra a legalização de cassinos no Brasil.
"Viagem autorizada em 17 de dezembro de 2019, requerida pelo senador Flávio Bolsonaro", revela o texto.
Ação acabou sendo uma das maiores revelações do dia, já que Danilo dizia até o momento apenas conhecer Flávio Bolsonaro, mas não ter relações profissionais ou de amizade com o senador.
O dia da CPI
O empresário Danilo Trento depõe nesta quinta-feira (23/9) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, instalada pelo Senado.
Parlamentares buscam esclarecer qual o grau de envolvimento dele com Francisco Maximiano, dono da Precisa Medicamentos, empresa que representou a indiana Bharat Biotech, fabricante da Covaxin no contrato para compra dos imunizantes pelo Ministério da Saúde.
A convocação foi requerida pelo vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Segundo o senador, Danilo Trento é sócio da empresa Primarcial Holding e Participações, com sede em São Paulo e no mesmo endereço da empresa Primares Holding e Participações, cujo Francisco Maximiano também é sócio.
Segundo o senador, Danilo Trento é sócio da empresa Primarcial Holding e Participações, com sede em São Paulo e no mesmo endereço da empresa Primares Holding e Participações, cujo Francisco Maximiano também é sócio.
Após as denúncias de irregularidades apresentadas à CPI pelo deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) e seu irmão Luís Ricardo, servidor do Ministério da Saúde, a pasta cancelou o contrato para compra de 20 milhões de doses da Covaxin em 29 de julho.
Documentos recebidos pelos senadores revelaram que o valor de US$ 15 por dose, negociado pela Precisa para a compra do imunizante, era 1.000% superior ao estimado pela farmacêutica em agosto de 2020.
A comissão também busca investigar a relação do empresário com Marcos Tolentino, suposto dono da FIB Bank. A empresa é acusada de oferecer uma garantia irregular no fechamento do contrato da Covaxin.
Trento obteve no Supremo Tribunal Federal (STF) decisão da ministro Luis Roberto Barroso que permite a ele se recusar a responder a perguntas que eventualmente possam incriminá-lo.
O que é uma CPI?
As
comissões parlamentares de inquérito
(CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.
Leia também: Entenda como funciona uma CPI
O que a CPI da COVID investiga?
Instalada pelo Senado Federal em 27 de abril de 2021, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF)
, a
CPI da COVID trabalha para apurar possíveis falhas e omissões na atuação do governo federal no combate à pandemia
do novo coronavírus. O repasse de recursos a estados e municípios também foi incluído na CPI e está na mira dos parlamentares.