Apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (sem partido), além de reprovarem críticas feitas pelos políticos aos seus respectivos candidatos para o próximo ano durante o programa, também apontam uma tentativa da emissora de desviar atenção do possível embate isolado entre o petista e do atual chefe do Executivo.
É a cara da Globo News, chamou 3 debatedores que somados não possuem 10% nas pesquisas e que passaram a maior parte do tempo falando do PT e de Lula que tem 50% e não foi convidado.
%u2014 %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 Nilto Tatto - #ForaBolsonaro %uD83C%uDF40 (@NiltoTatto) September 27, 2021
Alessandro Vieira, apoiou Bolsonaro, assim como Mandetta. Já Ciro, o beneficiou, foi à Paris.
Questionados ao longo do debate sobre o petista, os três destacaram as polêmicas de corrupção ocorridas no seu governo. E em relação a Bolsonaro, acerca da sua gestão carregada de controvérsias, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus.
"Eu não gosto do termo terceira via. É a melhor via. Você tem um passado, representado pelo Lula, que como todo passado você tem a relevar a parte ruim. E o presente a gente não precisa nem sequer fazer comentários. A rejeição ao atual governo é muito alta", disse, na entrevista, Luiz Henrique Mandetta, que foi ministro da Saúde na gestão de Bolsonaro.
Até o momento, Lula e Bolsonaro se destacam nas pesquisas de intenção de voto percentuais entre os demais concorrentes. São nos eleitores indecisos que Ciro, Mandetta e Alessandro tentam reverter esse cenário para o próximo ano e se garantirem na disputa.
Comentários como 'não foi um debate, foi um programa de fofocas contra o Lula', por parte dos petistas, e 'debate fora de época' usado para promover 'a queda de Bolsonaro', de bolsonaristas, tomaram conta das mídias.
Veja a repercussão nas redes sociais:
Petistas
Globo News inventou um """debate da terceira via""" para seus 3 mil telespectadores no Brasil e vc vai ver os destaques dos debatedores por aqui tem mais Lula do que qualquer coisa. Quem olha de fora acha que ele já assumiu o governo e tá buscando a reeleição
%u2014 brunão (@bslvra) September 27, 2021
GloboNews promovendo %u201Cdebate%u201D ao vivo. Os %u201Cdebatedores%u201D por acaso concordavam em tudo. Eram eles: Ciro Gomes, Mandetta e Alessandro Vieira. Um verdadeiro DeBATE sobre o governo.
%u2014 Carmelo Neto (@carmelonetobr) September 27, 2021
SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO!
Os bolsonaristas: Ciro Gomes, Alessandro Vieira e Mandetta, não fizeram um debate na Globonews. Foi um programa de fofocas contra o Lula.
%u2014 Rudá Morcillo%u2B50%uFE0F (@RudaMorcillo) September 27, 2021
Globonews realiza "debate" entre candidatos à presidência e não convida o candidato líder em todas as pesquisas. Triste manipulação. Mais triste ainda, é ver candidato que se diz de esquerda, se prestar a usar esse espaço para bater em outro candidato da esquerda.
%u2014 Áureo Luiz Jaeger (@aureo_jaeger) September 27, 2021
Bolsonaristas
PQP! DEBATE FORA D ÉPOCA, AO ARREPIO DA LEI ELEITORAL? TOMEM VERGONHA! Vocês tão passando dos LIMITES! Todo esse RANCOR E ÓDIO chancelado por uma MÍDIA CANALHA E MARROM é somente pela QUEDA D BOLSONARO? ACUSADO DE QUÊ? DE SER UM ESTADISTA RECONHECIDO PELO MUNDO E AMADO PELO POVO?
— José Pereira Gondim (@josepgondim) September 27, 2021
Globonews fazendo propaganda eleitoral antecipada na cara de todo mundo, inclusive na cara dos Ministros do TSE, incluindo Barroso.
%u2014 Sidney 23,7k %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 (@OsAnos50) September 27, 2021
Senador da Lei Fake News, utilizada para calar vozes e perseguir apoiadores do presidente, perseguir brasileiros. Censura em uma Democracia Estabelecida. Uma vergonha!
%u2014 Linda (@Lindasod) September 27, 2021