Em sessão movimentada da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da BHTrans, o secretário de Governo da Prefeitura de Belo Horizonte, Adalclever Lopes, foi convocado nesta terça-feira (28/9) a prestar depoimento na Câmara Municipal de Vereadores.
Leia Mais
Ex-presidente da BHTrans é convocado para depor na CPI da COVID em BHCPI da BHTrans solicita áudio de encontro entre advogadas do Setra e MPCPI da BHTrans propõe fim de benefícios fiscais a empresas de ônibusÀ espera de documentos, CPI da BHTrans será prorrogada por 30 diasBH pode dar primeiro passo para se tornar capital nacional do 'grau'Bolsonaro visitará Belo Horizonte na próxima quinta-feira (30/9)Bolsonaro para Collor em Alagoas: 'Meu senador!'Advogada denuncia prédio da Prevent sem alvará e com leitos improvisados
Segundo o presidente da comissão, Gabriel Azevedo (sem partido), o objetivo é investigar se "há interesse da prefeitura em obstruir os trabalhos e não colaborar com essa CPI". O vereador enfatizou, além disso, a complexidade da situação. "É muito grave, é claro, porque a cidade precisa desvendar esse mistério", enfatizou o vereador.
De acordo com Azevedo, ainda, as sessões devem ser prorrogadas por mais 30 dias, caso o trabalho não seja concluido até o dia 15 de outubro.
Entenda a CPI da BHTrans
Instalada em maio deste ano, a CPI tem o objetivo de investigar gastos da gestão da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte, a BHTrans. A Comissão é composta por sete vereadores: Wanderley Porto (Patriota), Reinaldo Gomes (MDB), Gabriel Azevedo (sem partido), Professor Claudiney Dulim (Avante), Bella Gonçalves (Psol), Bráulio Lara (Novo) e Rubão (PP).
O pedido por um inquérito sobre a BHTrans foi subscrito por 21 dos 41 vereadores. À época, os parlamentares argumentam que a empresa teria cometido falhas que prejudicam parte da população, especialmente a da periferia, facilitando a disseminação da COVID-19.
Em Belo Horizonte, as comissões investigativas têm prazo de 120 dias para atuar. O período pode ser prorrogado, ainda, por mais dois meses. Durante os trabalhos, bem como ocorre em outras casas legislativas, é possível colher depoimentos, fazer acareações, audiências públicas e visitas.
A reportagem do Estado de Minas procurou o secretário de governo, Adalclever Lopes, mas não havia obtido retorno até a publicação deste texto.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.