Jornal Estado de Minas

CPI DA COVID

Renan Calheiros sobre Luciano Hang: 'É uma espécie de bobo da corte'

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, chamou o empresário, Luciano Hang, de 'bobo da corte' que vive 'da sabujice eterna para prestar serviços ao governo e ganhar dinheiro' na sessão desta quarta-feira (29/9). O dono da rede de lojas Havan, grande aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), presta depoimento aos parlamentares nesta quarta-feira (29/9).




“É um depoimento normal como qualquer outro, ele vai ter que se adequar às regras da Comissão Parlamentar de Inquérito. Esse tipo de personagem sempre existiu na história doa Brasil, não é incomum que exista hoje, é uma espécie de bobo da corte que vive da sabujice eterna para prestar serviços ao poder e ganhar dinheiro”, disse Renan.

Em seguida, o relator da CPI ainda afirma que Hang tem participação direta na disseminação de informações falsas sobre a pandemia. “Ele tem um envolvimento óbvio nas fake news, nos impulsionamentos, no patrocínio, no incentivo à mentira, ele tem um envolvimento óbvio no gabinete paralelo”, afirmou.

“E ele, negacionista que é, e quando viu oportunidade de ganhar dinheiro com vacina, se entregou a esse negócio juntamente com o Carlos Wizard. Eles se envolveram diretamente nisso, no caso da Precisa Medicamentos”, completou Calheiros.





Mesmo com diversos registros em que defende o tratamento precoce para infectados com a COVID-19, Luciano Hang negou as acusações do parlamentar e disse que sempre defendeu a vacinação.

“Não sou negacionista. Nunca neguei ou duvidei da doença. Tanto que minhas ações não ficaram nó no discurso. Mandei 200 cilindros de oxigênio para Manaus, no valor de R$ 1 milhão. Respiradores, máscaras, camas, utensílios. Não sou nem nunca fui contra vacina. Tanto que disponibilizei todos os nossos estacionamentos como pontos de vacinação. Além disso, juntamente com outros empresários, fizemos campanha para que a iniciativa privada pudesse comprar (vacinas) para doar e ajudar o país a acelerar o processo de imunização”, declarou.

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também: Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?

Instalada pelo Senado Federal em 27 de abril de 2021, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a CPI da COVID trabalha para apurar possíveis falhas e omissões na atuação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus. O repasse de recursos a estados e municípios também foi incluído na CPI e está na mira dos parlamentares.




audima