Jornal Estado de Minas

Aziz sobre Hang

Aziz: 'Patriota que coloca na frente das lojas a Estátua da Liberdade'


O presidente da CPI da COVID, senador Omar Aziz (PSD/AM), usou de ironia, nesta quarta-feira (29/9), para responder ao empresário Luciano Hang, que, sem habeas corpus preventivo, faz do depoimento que dá à comissão na manhã de hoje palco para discurso político/ideológico, com narrativas.



Bolsonarista-raiz, Hang já promoveu durante seu depoimento frases polêmicas, confusões e bate-boca entre senadores e, por fim, a suspensão temporária da reunião. Entre as frases polêmicas de Hang, no dia de hoje, está a de que é "um patriota". Declaração que não passou despercebida pelo senador Omar Aziz, que cravou na hora: "Patriota que coloca na frente das lojas a Estátua da Liberdade".

Leia também: Luciano Hang admite ter contas no exterior, mas nega financiar fake news

Símbolo norte-americano


Por ocasião de uma das reportagens em que deu falou sobre o fato de construir, sempre, em frente às suas lojas uma réplica da Estátua da Liberdade, com a original em Nova York, nos Estados Unidos, Hang explicou que recebeu a sugestão de um menino de sete anos, em 1995.

Conforme contou Hang, Rafain Walendowsky questionou o motivo de não haver uma Estátua da Liberdade se a loja imitava a Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos.

" A nossa Estátua da Liberdade faz o maior sucesso entre nossos clientes. Ela representa o liberalismo econômico e a liberdade do cidadão, fatores que eu sempre defendi", justifica Hang.





 

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também: Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?

Instalada pelo Senado Federal em 27 de abril de 2021, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a CPI da COVID trabalha para apurar possíveis falhas e omissões na atuação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus. O repasse de recursos a estados e municípios também foi incluído na CPI e está na mira dos parlamentares.
 

 

audima