Em um momento que já ficou marcado na história da política brasileira, o senador Omar Aziz (PSD-AM) cedeu para o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) seu lugar como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID-19, nesta quinta-feira (30/9), para que ele questionasse o empresário bolsonarista Otávio Fakhoury sobre um post homofobico contra ele.
Leia Mais
Bolsonaro: 'Como é bom ter um governador da estatura do Zema'Soraya sobre empresário bolsonarista: 'Não quero me misturar com essa laia'MPF aponta corrupção da Global e mira contratos com Saúde, Correios e PetrobrascpiCOVIDCitada na CPI, Mia Khalifa brinca: 'Sou a política brasileira, queridinho'Contarato faz parte da comunidade LGBTQIA%2b e discursou emocionado sobre como é viver, principalmente na política, em mundo homofóbico.
Confira o momento em que Aziz trocou de lugar com Contarato:
O que é uma CPI?
As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.
Leia também: Entenda como funciona uma CPI
O que a CPI da COVID investiga?
Instalada pelo Senado Federal em 27 de abril de 2021, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a CPI da COVID trabalha para apurar possíveis falhas e omissões na atuação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus. O repasse de recursos a estados e municípios também foi incluído na CPI e está na mira dos parlamentares.