O governador Romeu Zema (Novo) realizou uma viagem a cada três dias com aeronaves oficiais de Minas Gerais neste ano. Segundo informações do portal G1, o Portal da Transparência computa 69 voos do tipo entre janeiro e agosto deste ano.
Entre os “caronas” mais frequentes de Zema, desde que assumiu o governo em 2019, está o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe.
Os dois ocuparam bancos de aeronaves oficiais do governo estadual 13 vezes desde então: seis em 2019, mais seis ano passado e uma em 2021.
Ao mesmo tempo, segundo o G1, deputados estaduais e federais por Minas Gerais integraram 81 voos do governador entre 2019 e 2021. Até mesmo os filhos de Zema, Catharina e Domenico, viajaram com o veículo mantido com dinheiro público.
Em fevereiro de 2019, o governador chegou a anunciar a venda de aeronaves do estado para “acabar com a farra de voos”.
Mas, só neste ano, ele viajou 43% mais dessa maneira até agosto que em relação ao mesmo período do ano passado: 69 voos contra 48.
Só em agosto último, Romeu Zema circulou 14 vezes com aeronaves do governo estadual. Em 2019, quando anunciou o fim da “farra dos voos”, o governador realizou 88 viagens dessa maneira, segundo o G1.
Outro lado
Governo de Minas Gerais
"O governo de Minas informa que os voos oficiais do governador foram reduzidos em 2020 em virtude do começo da pandemia da covid-19, que impôs uma série de restrições em todo o mundo, incluindo o deslocamento aéreo e a realização de eventos. Em 2021, devido à melhora do cenário epidemiológico, as viagens começaram a ser retomadas, aumentando os compromissos oficiais do chefe do Poder Executivo. Todas as autoridades que viajam com o governador são convidadas a comparecer a eventos e compromissos oficiais de governo, incluindo solenidades em homenagem a outras autoridades.Informamos ainda que a atual gestão do governo de Minas acabou com a exclusividade do uso de aeronaves ligadas ao Gabinete Militar. Em gestões passadas, governadores chegaram a ter sete aeronaves para uso exclusivo. Atualmente, o Gabinete Militar do governador conta com apenas três aeronaves, que são utilizadas para diversas ações, como de segurança pública, de transporte de órgãos e distribuição de vacinas, por exemplo. Nesse sentido, o governo reduziu em 74% os custos de voos para o governador e vice em 2019 em relação a 2018".
Fiemg
"A Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) informa que o presidente da entidade, Flávio Roscoe, realizou as viagens com o governador Romeu Zema com a finalidade de atuar pela melhoria do ambiente de negócios no estado, trabalhando pela atração de investimento e pela geração de oportunidades para os mais de 20 milhões de mineiros.
A Fiemg informa, ainda, que todas as viagens em aeronave do governo do estado foram feitas a convite do governador, sempre com o objetivo de atuar pelo desenvolvimento sustentável de Minas Gerais, conectando a indústria com a sociedade mineira por meio da geração de emprego e renda.
As agendas em que o presidente Flávio Roscoe participou foram a municípios que recebem, neste momento, importantes investimentos industriais, gerando riquezas para os mineiros, como Araxá, Nova Serrana, Juruaia, Uberaba, Extrema, Ubá e Uberlândia – além de cidades importantes para a atração de negócios como São Paulo e Brasília. A entidade ressalta que todas as viagens têm objetivos públicos e estão relatadas no Portal da Transparência do Estado".