O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) destacou o crescimento no número de mortes por COVID-19 nos Estados Unidos na live desta quinta-feira (7/10). Ele comparou o ex-presidente Donald Trump com o atual Joe Biden e acusou o democrata de não fazer “o que devia ser feito” para evitar os óbitos no país.
Leia Mais
Bolsonaro veta distribuição gratuita de absorventes higiênicosBolsonaro: "Com 4 anos de mandato, não precisa gastar com campanha'coronavirusbrasilBruna Morato: 'Votei no Bolsonaro e me arrependi'Leia também: Alexandre de Moraes manda PF tomar depoimento de Bolsonaro em 30 dias
Bolsonaro utilizou o dado para promover Trump, que era chamado de “genocida”, assim como o próprio presidente brasileiro, e passou a cadeira na Casa Branca para Joe Biden. “A gente quer que caia o número de mortes, mas 2021 morreu mais gente que em 2020. Só que em 2020 o presidente era o Trump e foi taxado de genocida pela CNN americana. E agora morreu mais gente com Joe Biden e ninguém chama o cara de genocida. Nenhum dos dois são genocidas”, afirmou.
Segundo o chefe do Executivo, Biden não fez o que deveria ser feito, que é dar autoridade ao médico para o 'tratamento precoce'. “Tenho certeza de que todos nós queremos evitar o número de mortes, mas algumas formas de buscar evitar, a pessoa não fez o que devia ser feito. Reconhecer o médico, a autoridade, para tratar do mal precocemente.”
Enquanto no Brasil, o número se aproxima de 600 mil mortes. O país fechou o ano de 2020 com 195 mil mortes, ou seja, em 2021 duplicou o número, com 405 mil.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.