O líder da minoria na Câmara, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), comentou a fala do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho “01” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que disse que o pai iria rir do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID.
Leia Mais
Bolsonaro sobre CPI: 'Seria bom se estivesse fazendo algo de produtivo'Marcos Rogério: 'Enfrento tudo o que aconteceu na CPI''A justiça vem', diz Aziz a Bolsonaro ao encerrar a reunião da CPI da COVIDcpiCOVIDCPI da COVID: crimes atribuídos a Bolsonaro somam até 40 anos de prisãoCPI da COVID: entenda os crimes da família Bolsonaro apontados por Renan Carlos Bolsonaro vai apresentar denúncia de prevaricação contra Omar AzizPara Lula, governo Bolsonaro pratica a 'mais horrenda' velha política“A cadeia te espera, Flávio Bolsonaro. Você e sua família”, escreveu Freixo nas redes sociais.
Nesta quarta-feira (20/10), antes da reunião que marcou a apresentação do texto, Flávio chegou a imitar a risada de Jair Bolsonaro.
"Eu acho que ele vai receber da seguinte forma, você conhece aquela gargalhada dele? Hahahahaha, porque não tem o que fazer de diferente disso. É uma piada de muito mal gosto o que o senador Renan Calheiros faz", afirmou o senador, ao ser questionado como o presidente vai receber o indiciamento.
O relatório da CPI da COVID, produzido pela senador Renan Calheiros (MDB-AL), indicia Bolsonaro por mais de dez crimes. Outras 68 pessoas serão indiciadas caso o texto seja aprovado na próxima terça-feira (26/10).
LEIA TAMBÉM: CPI da COVID: Renan enquadra Bolsonaro em crime de responsabilidade
"O relatório, de cara, de pronto, inconstitucional, não tem nada que se aproveite. Ele prestou um grande desserviço à população. O maior escândalo de corrupção que a CPI acusa o governo federal de ter feito é de uma vacina que sequer foi comprada, não foi gastado um real de dinheiro público e eles estão falando em corrupção", completou Flávio, ao criticar o texto.
O que é uma CPI?
As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.
Leia também: Entenda como funciona uma CPI
O que a CPI da COVID investiga?
Instalada pelo Senado Federal em 27 de abril de 2021, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a CPI da COVID trabalha para apurar possíveis falhas e omissões na atuação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus. O repasse de recursos a estados e municípios também foi incluído na CPI e está na mira dos parlamentares.