Jornal Estado de Minas

REAÇÃO

Senador quer acionar STF por mentiras de Bolsonaro sobre vacinas


O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) entrou com um requerimento da CPI da COVID para que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seja comunicado oficialmente sobre a fake news divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última quinta-feira (21/10). Na ocasião, Bolsonaro associou a vacina contra a COVID-19 à AIDS.





Para Alessandro Vieira, Bolsonaro cometeu um crime ao divulgar notícias falsas envolvendo a vacina. "A democracia brasileira precisa urgentemente aprender a lidar com um PR (Presidente da República) que comete crimes em série", publicou o senador em uma rede social.



Alexandre de Moraes é o relator do inquérito que investiga a produção de fake news. O ministro, em agosto, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incluiu Bolsonaro no rol de investigados do processo. 

Na quinta, Bolsonaro se baseou em inexistentes 'relatórios oficiais' do Reino Unido para dizer que pessoas totalmente imunizadas são mais vulneráveis à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). A fala do presidente provocou repúdio em cientistas e em políticos, que reagiram em massa contra as informações falsas reproduzidas pelo chefe do governo federal.



Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19


audima