O secretário de estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, afirmou, na noite desta sexta-feira (29/10), que “todo mineiro quer ser carioca”. A fala ocorreu durante o lançamento do projeto Via Liberdade, uma rota turística com base na BR-040 e que envolve, além de Minas, Goiás, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
A frase foi dita no palco do Palácio das Artes, quando o secretário apresentava Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do estado do Rio de Janeiro. “Todos os mineiros, eu particularmente falo por mim, nós temos e queremos ser cariocas, um pouco cariocas e somos um pouco cariocas”, disse, durante a cerimônia.
Lançado hoje, o projeto Via Liberdade propõe um intercâmbio cultural ao longo dos 1.179 quilômetros da BR-040, que liga o Distrito Federal ao Rio de Janeiro. O objetivo é promover o patrimônio histórico que existe ao longo da rodovia, assim como as paisagens, a gastronomia, as cidades e as tradições.
Entre as ações previstas estão a promoção de destinos estratégicos, atividades de marketing e divulgação envolvendo os três estados e o DF, e encontros com pesquisadores, artistas e especialistas sobre os marcos da história do Brasil espalhados no trajeto.