Um vídeo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com falas homofóbicas tem viralizado nas redes sociais. O tema tem sido amplamente discutido por internautas após o caso do jogador de vôlei Maurício Souza, apoiador do chefe do Executivo, que tem sido criticado pelo mesmo comportamento do presidente.
O vídeo de Bolsonaro é uma entrevista para o programa "Câmera Aberta", da TV Bandeirantes, em 1997, na época em que ele ainda era deputado federal. “Você contrataria um motorista gay para levar seu filho à escola? Tá na cara que não, cada coisa no seu lugar”, disse Bolsonaro.
Em um outro vídeo do mesmo ano, Bolsonaro critica uma lei que estava em discussão na época para criminalizar a homofobia. "Ninguém gosta de homossexual, a gente suporta", afirmou.
O mesmo comportamento homofóbico do jogador Maurício Souza tem sido alvo de críticas. Ele compartilhou uma publicação de que o atual Superman, Joe Kent, filho de Clark Kent, é bissexual. "Ah, é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar", escreveu, na ocasião.
O posicionamento do jogador foi comparado com o presidente, já que ele demonstrou várias vezes o apoio à família Bolsonaro. Maurício chegou a presentear o presidente e o filho Eduardo Bolsonaro com camisetas da seleção olímpica.