Jornal Estado de Minas

DEFACING

Site da Câmara Municipal de Belo Horizonte sofre ataque hacker

O site da Câmara Municipal de Belo Horizonte sofreu, na manhã desta quarta-feira (3/11), um ataque hacker. Além de se identificar com um nick (apelido), o invasor alterou a página inicial e inseriu um gif (formato de imagem digital estática ou animada) de uma pessoa atendendo um telefone.





Até o momento, trata-se de um defacing. Este método permite que o hacker mude somente o aspecto e as características da página inicial, como imagens, ícones e adjacentes.

Com isso, contudo, o acesso a demais informações da Câmara de BH, como notícias, vídeos e agenda de reuniões, fica inviabilizado. O site da Câmara também sofreu instabilidade por alguns momentos, com a impossibilidade de acessar o endereço virtual.

Site da Câmara de BH sem o ataque hacker (foto: Reprodução/cmbh.mg.gov.br)
O Legislativo belo-horizontino se pronunciou por meio de nota, no início da tarde desta quarta. A Câmara de BH retirou o site do ar para solucionar o problema, sem estipular tempo para isso. Leia, abaixo, a íntegra do comunicado:
 
O portal da Câmara Municipal de Belo Horizonte - CMBH saiu do ar na manhã desta quarta-feira (03/11), em decorrência de um possível ataque hacker. A Coordenadoria de Informática da CMBH retirou o site do ar e está empenhada na solução do problema. Considerando que ainda não há previsão do retorno do Portal para acesso pelo público externo, informo que as reuniões regimentais continuarão sendo transmitidas em tempo real pelo canal oficial da CMBH no YouTube, com a disponibilização das gravações integrais no site tão logo seja restabelecido o funcionamento do portal. 




audima