O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos apresentou, nesta quarta-feira (3/11), pedido de habeas corpus ao Supremo Tribunal (STF). Ele está foragido nos Estados Unidos.
Leia Mais
Pauta liberal busca protagonismo em cenário de 'populismo fiscal'Telegram se torna abrigo para bolsonaristas foragidosContra outro 'PCC', Novo lança Luiz Felipe d'Ávila como nome ao PlanaltoAo desembarcar em Brasília, Moro é recebido com suco de laranjaEUA recebem pedido de extradição do blogueiro Allan dos SantosOnyx discute com jornalista na CNN: 'Mulheres não são minoria no Brasil'No documento, a defesa do blogueiro pede o decreto de prisão seja suspenso. Allan teve sua extradição e prisão determinadas pelo ministro Alexandre de Morais, em 5 de outubro, a pedido da Polícia Federal.
Com isso, o nome do blogueiro foi encaminhado para a Interpol. De acordo com documentos do governo americano, Allan dos Santos entrou no país com visto de turista que teria expirado em fevereiro.
A defesa argumenta que a prisão é um ataque à liberdade de imprensa, já que o blogueiro é formado em jornalismo e é dono de um canal de notícias, o Terça Livre.
Santos é investigado no inquérito das fake news, relatado por Alexandre de Morais. Aberto em março de 2019, por decisão do então presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, o inquérito investiga notícias fraudulentas, ofensas e ameaças a ministros do Supremo.
Allan postou o documento em seu Telegram, onde habitualmente posta provocações contra o Supremo e seus ministros.