Vereadora de Belo Horizonte eleita em 2020 com recorde de votos (37.613), Professora Duda Salabert (PDT) já desperta o interesse de outros partidos para as eleições gerais de 2022. A parlamentar recebeu convites de dois grupos tidos como rivais: de Alexandre Kalil (PSD), prefeito de BH, e Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais. Os dois devem disputar o governo de Minas no pleito do ano que vem.
A intenção desses grupos é de que Duda Salabert dispute as eleições de 2022 por uma nova legenda visando à uma vaga no Senado Federal. Somente um representante mineiro será escolhido neste pleito, com o fim do mandato de oito anos do senador Antonio Anastasia (PSD).
A professora aguarda uma posição do PDT - onde tem grande aceitação nos âmbitos municipal, estadual e nacional - e ainda não cogita a possibilidade de deixar o seu atual partido, segundo contou a parlamentar ao Estado de Minas. Contudo, ela não descarta a candidatura em 2022, mesmo focada nas ações para BH a partir do mandato de vereadora.
Salabert tem experiência na disputa ao Senado e, em 2018, ganhou grande notoriedade ao ficar em oitavo lugar, com 351.874 votos, no pleito que elegeu os senadores Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Carlos Viana (PSD-MG). À época, em sua primeira disputa eleitoral, a professora era filiada ao Psol.