O ex-juiz Sergio Moro, agora filiado ao Podemos, foi ao Twitter, neste sábado (13/11), pregar "liberdade de imprensa". Segundo ele, o trabalho dos jornalistas não pode ser ameaçado ou alvo de controle estatal. Tido como um dos possíveis candidatos alternativos a Jair Bolsonaro (oficialmente sem partido, mas apalavrado com o PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o antigo magistrado falou, indiretamente e sem citar nomes, dos ataques do presidente da República a profissionais da notícia e, também, do pleito petista de impor mecanismo de regulação da mídia.
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro debocha de camarão do MTST, mas alimento foi doadoFutura sigla de Bolsonaro, PL resiste a romper com DoriaSuplente que teve 656 votos assume vaga de vereador acusado de assédioFilhos e amigos de Bolsonaro integram comitiva brasileira em DubaiCarlos Bolsonaro critica quem 'pula etapas' políticas: 'Sem a mínima noção'Na postagem, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública compartilhou trecho de seu discurso de filiação ao Podemos. O evento ocorreu na quarta-feira (10), em Brasília (DF). Durante a solenidade, Moro falou em tom mais direto, mas também sem mencionar nomes, sobre sua oposição à regulação midiática e a atos de censura.
"Chega de ofender ou intimidar jornalistas. Os jornalistas são essenciais para o bom funcionamento da democracia e agem como vigilantes de malfeitos dos detentores de poder. A liberdade de imprensa deve ser ampla. Jamais iremos estimular agressões. Jamais iremos propor controle sobre a imprensa - social ou qualquer que seja o nome com que se queira disfarçar censura ou controle de conteúdo", discorreu.
Juiz responsável por parte das sentenças da Operação Lava-Jato, Moro ingressou na vida política como uma das figuras que tentam ocupar o espaço da "terceira via". No mesmo campo, há nomes como João Doria e Eduardo Leite, que disputam a indicação do PSDB, e Luiz Felipe D'Ávila (Novo). Ciro Gomes (PDT) e Luiz Henrique Mandetta, do DEM - que se transformará em União Brasil - também buscam se colocar como opção à dita polarização.