Em evento realizado nesse fim de semana, o ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil Ernesto Araújo disparou críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a sua aproximação com o centrão. As declarações feitas sobre o presidente ocorreram no 'Congresso Conservador', realizado em Santa Catarina e transmitido ao vivo pelo YouTube.
Nas críticas, Araújo afirmou que a gestão do governo se tornou a "base do centrão", e também ressaltou que, a maioria das pessoas dentro do governo nunca quism "enfrentar o sistema".
Durante o evento, o ex-ministro fez referência ao filme Matrix, no qual os personagens tomam uma pílula azul para fugir da realidade e se manter alienados, enquanto outros consomem uma pílula vermelha, sendo expostos à realidade.
No discurso, Ernesto diz que um governo que se iniciou com uma pílula vermelha, decidiu em algum momento tomar a pílula azul.
"Um governo que foi eleito por uma grande tomada de pílula vermelha, resolveu tomar a pílula azul. Às vezes eu acho que em alguma reunião ministerial que eu não estava distribuíram a pílula azul ali e todo mundo tomou. Por sorte, eu não estava e não tomei... E nem teria tomado, eu acho", declarou o ex-ministro no Congresso.
Além disso, Ernesto acusa de terem "azulado" completamente o governo. "Eram poucos dentro do governo aqueles que realmente estavam dentro desse projeto de transformação do sistema. Muitos estavam ali fingindo pra cá, pra lá, estão até hoje... Mas gostam mesmo é da pílula azul", completa.
*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz