Pesquisa realizada entre os dias 17 e 19 de novembro pelo Instituto F5 Atualiza Dados mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto entre os mineiros na eleição para a Presidência da República. O ex-ocupante do Palácio do Planalto está à frente do atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido); na terceira colocação, aparece o ex-juiz Sergio Moro (Podemos). A sondagem feita pelo F5 a pedido da TV Alterosa e do Estado de Minas também indicou a preferência dos mineiros para os cargos de governador e senador.
Leia Mais
Europeus torcem para que Bolsonaro saia logo do poder e Lula retorneBolsonaro diz que deputados que aplaudiram Lula na Europa são malucosBolsonaro, Lula e Ciro disputam paternidade da transposição do rio São FranciscoPesquisa: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro e Moro aparece na 3ª posiçãoKalil é aprovado por 74% dos belo-horizontinos, aponta levantamentoSegunda Turma do STF manda Curitiba desbloquear bens de Lula na Lava JatoJustiça absolve Pimentel de acusação de caixa dois em eleição de 2014Minas Gerais pode ter dia de luto em homenagem a vítimas da COVID-19Arthur Lira: 'Minha reeleição não depende da reeleição de Bolsonaro'No segundo cenário, com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Lula aparece com os mesmos 38%. No entanto, Bolsonaro, neste caso, surge com 30%, enquanto Sergio Moro tem 10% da preferência do público entrevistado. Ciro Gomes e Rodrigo Pacheco registraram 3% das intenções de voto. Já Leite e Felipe d'Avila atingiram 1%. Votos brancos e nulos ficaram em 6%, enquanto 8% ficaram indecisos.
Para Domilson Coelho, diretor-executivo da F5, os números no estado apontam a mesma tendência registrada em outros levantamentos e em relação ao plano nacional. Ele observa, no entato, que Minas é o segundo colégio eleitoral e que na disputa haverá um candidato mineiro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco – que migrou do DEM para o PSD. “Em Minas Gerais terá a polarização entre Lula e Bolsonaro? Talvez. Vamos aguardar o desempenho, o trabalho que vai ser desempenhado pelo senador Rodrigo Pacheco, que eu acredito que cresce muito em Minas”, afirma Domilson Coelho.
Pesquisa
Entre os dias 17 a 19 de novembro, foram ouvidas 1.820 pessoas em Minas Gerais via telefone. A margem de erro máxima estimada é de 2.3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança utilizado é de 95%. Ou seja, há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o momento atual, considerando a margem de erro. “Foi feita uma divisao no estado em 13 subregiões, cada uma com seu peso, aplicado proporcional com o tamanho de cada região e a quantidade de questionários e ligações”, explica Coelho.
Governador
Os 1.828 mineiros ouvidos pelo Instituto F5 Atualiza Dados também opinaram sobre quem será o próximo governador de Minas. A pesquisa indicou a preferência da maioria dos entrevistados pela continuidade de Romeu Zema (Novo) à frente do cargo. Para 35% dos ouvidos, Zema deve continuar sendo o governador de Minas. No entanto, para outros 12%, a cadeira deve ser ocupada pelo atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).
Já o deputado federal André Janones (Avante) aparece com 11% das intenções de voto. Quem também aparece na lista é a deputada federal Áurea Carolina, com 4% da preferência dos entrevistados. Presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles (DEM) tem 3%, enquanto o senador Carlos Viana (PSD) registrou 2%, assim como o deputado federal Reginaldo Lopes (PT). Votos brancos e nulos somam 11%. Já 20% ficaram indecisos na hora de opinar.
Para o diretor-executivo da F5, Domilson Coelho, o governador Romeu Zema está ampliando a vantagem sobre o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. De acordo com ele, nos últimos meses Zema adotou medidas que melhoraram sua popularidade e com isso a inteção de voto. “Pontos importantes e fatos importantes foram muito bem explorados pelo atual governador, como o fim do parcelamento os salários dos funcionarios, enfim outras medidas que melhoraram significativamente a popularidade do governador”, diz Domilson Coelho. Ele observa ainda que Alexandre Kalil ainda tem pré-campanha discreta, o que favorce o governador.
Senado
O Instituto F5 Atualiza Dados também ouviu os mineiros quanto à preferência deles aos candidatos para o Senado Federal. Ao todo, sete candidatos figuram na lista. Em primeiro lugar aparece o atual senador Antônio Anastasia (PSD), com 16% das intenções de votos. Em seguida está o deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania), com 13%. Já o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) tem 8% das intenções de voto entre os entrevistados. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, por sua vez, tem a preferência de 7% das pessoas ouvidas.
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), Agostinho Patrus (PV) e o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL) estão com 4% cada, enquanto Alexandre Silveira (PSD), suplente de Anastasia no Senado, está com 3%. Votos brancos e nulos somam 17%, enquanto os indecisos foram 28%.