Ex-prefeito de Divinópolis por quatro mandatos, Galileu Machado (MDB) foi internado, nesta quinta-feira (25/11), no Complexo de Saúde São João de Deus. Em julho deste ano, ele já havia sido hospitalizado por nove dias com quadro de obstrução intestinal.
Desta vez, o político de 89 anos foi internado após apresentar quadro de náuseas. Ele foi diagnosticado, segundo o ex-assessor Evandro Araújo, com pneumonia.
“É um quadro inicial de pneumonia. Ele está bem, no quarto. Os médicos, por já o conhecerem, optaram por deixa-lo internado para o tratamento adequado”, explicou Araújo.
A previsão é que ele deixe o hospital assim que concluir o tratamento medicamentoso. Não foi necessário o uso de nenhum aparelho e o quadro de saúde é estável.
Histórico
O ex-prefeito que teve um quadro brando de COVID-19 este ano, em julho foi internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) após apresentar dores abdominais. Ele ficou hospitalizado por nove dias com obstrução intestinal.
Na época, foi considerada a possibilidade de uma intervenção cirúrgica, porém foi descartada após ele responder positivamente aos medicamentos.
Em 1996 ele precisou interromper a campanha eleitoral com o mesmo problema de saúde. Na época, ele disputava o cargo de prefeito na chapa com o médico Lúcio Flávio.
Outros problemas
Ao longo do último mandato, entre 2017 e 2020, o ex-prefeito precisou ser internado por duas vezes. Em uma delas, em abril de 2019, para um procedimento cirúrgico cardíaco e a outra, um mês depois, por inflamação no pé.
Mandatos
Galileu assumiu a prefeitura pela primeira vez em 1982. Na época, era vice de Fábio Notini, que afastou-se do cargo por problemas de saúde. Na sequência, foi eleito para o cargo em 1989, 2001 e 2016.
No último pleito, tentou a reeleição, porém foi derrotado pelo prefeito eleito Gleidson Azevedo (PSC).