Adalclever Lopes (PSD), ex-secretário de Governo e articulador político do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), se reuniu com o ex-presidente Lula ( PT) nesta semana em São Paulo. Oficialmente, o braço-direito do mandatário da capital mineira afirmou que a agenda foi um “encontro de amigos”.
A reunião aconteceu no Instituto Lula, em meio aos boatos de que Kalil poderia ter apoio dos petistas para concorrer ao Governo de Minas. Esse direcionamento, no entanto, esbarra na candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ao Planalto.
Isso porque Pacheco também é filiado ao PSD, de Kalil e Adalclever. Como concorrente de Lula, um eventual apoio do PT à chapa do atual prefeito de BH perde força.
Adalclever ocupou a Secretaria de Governo na PBH até novembro do ano passado, quando o então titular de Obras e Infraestrutura Josué Valadão assumiu o posto. O articulador de Kalil também foi presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), quando deputado estadual.
A aproximação entre Lopes e a campanha de Kalil para a Cidade Administrativa se consolidou em novembro, quando ele deixou o MDB e rumou ao PSD.