O presidente Jair Bolsonaro (PL) questionou nesta quinta-feira (9/12) se realmente será eleito finalista da premiação da revista Time. O chefe do Executivo venceu no último dia 7 a enquete que escolhe Personalidade do Ano de 2021 na publicação. A votação é popular, realizada por leitores. A declaração foi feita a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.
"Será que vai para mim aquele prêmio ou não? Disse que os editorialistas agora que vão decidir quem ganhou", afirmou.
Apesar de ter vencido a enquete, o nome da personalidade será definido pelo voto dos editores e divulgado no próximo dia 13.
Dos quase 9 milhões de votos dados, Bolsonaro recebeu cerca de 2,1 milhões. Na data da primeira divulgação, o chefe do Executivo falou sobre a votação e agradeceu. "Quem votou em mim, muito obrigada aí. Votaram bem", disse contente.
A publicação já deixou claro que a eleição se dá tanto pela notoriedade de feitos positivos, quanto negativos. No site da publicação, a revista caracterizou Bolsonaro como "um líder polêmico", que enfrenta uma desaprovação crescente sobre o modo como lida com a economia e que enfrentou críticas generalizadas de políticos, tribunais e especialistas em saúde pública por minimizar a gravidade da COVID-19 e exibir ceticismo em relação à vacina.
"Mais recentemente, Bolsonaro foi criticado pelo Supremo Tribunal Federal, que ordenou uma investigação oficial sobre os comentários do presidente em 24 de outubro, alegando falsamente que tomar as vacinas contra o coronavírus poderia aumentar a chance de contrair Aids. (O Facebook e o Instagram retiraram a transmissão ao vivo dias depois de ela ter sido postada on-line, citando uma violação de suas regras)", diz um trecho.