Jornal Estado de Minas

MEDIDA

Bolsonaro terá que fazer teste de COVID para ir à posse de André Mendonça

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou, nesta segunda-feira (13/12), as regras que serão seguidas na posse do novo ministro, André Mendonça. Todos os convidados, incluindo o presidente Jair Bolsonaro (PL), devem apresentar certificado de vacinação contra a COVID-19 ou um teste PCR negativo feito até 72 horas antes do evento. 





No caso do chefe do Executivo federal, por não ter se vacinado contra COVID, Bolsonaro terá que realizar o teste para acessar as dependências do Supremo.
 
A cerimônia será realizada presencialmente com restrição do número de convidados para que seja mantido o distanciamento social. É esperado um público  de cerca de 60 pessoas no Plenário, entre ministros em exercício e aposentados, autoridades de praxe (presidentes da República, Câmara, Senado, e tribunais superiores, por exemplo) e convidados pessoais do novo ministro.
 

Cerimônia

O evento está marcado para a próxima quinta-feira (16/12), às 16h. A cerimônia será transmitida pela TV Brasil e pela TV Justiça.
 
O presidente da Corte, ministro Luiz Fux, abrirá a sessão. Em seguida, haverá execução do Hino Nacional brasileiro. O ministro mais antigo da Corte presente na sessão e o mais novo conduzem o novo magistrado ao Plenário. No caso, os ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques. 

O ministro André Mendonça fará então o juramento de que cumprirá a Constituição. Em seguida, haverá leitura do termo de posse pelo diretor geral da Corte.

audima