O jornalista José Maria Rabelo morreu nesta quarta-feira (29/12), vítima de falência múltipla dos órgãos. Conhecido como defensor do jornalismo e da democracia, tinha 93 anos e era natural de Campos Gerais, no Sul de Minas.
O corpo de Rabelo será velado na Casa do Jornalista, na Avenida Álvares Cabral, no Centro, de 14h às 20h.
O corpo de Rabelo será velado na Casa do Jornalista, na Avenida Álvares Cabral, no Centro, de 14h às 20h.
José Maria Rabelo fundou o semanário Binômio em 1950. O jornal circulou semanalmente durante 12 anos, de 1952 a 1964, já na época da ditadura militar. Ele foi considerado um dos precursores da imprensa alternativa no Brasil, e acabou exilado por sua atividade jornalística e política.
Em Belo Horizonte, vendia anúncios para uma publicação chamada Cultura Magazine, que era do ex-diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Washington Albino. Foi Albino que levou Rabelo para a primeira experiência em uma redação de jornal.
Posteriormente, José Maria trabalhou como repórter no “Informador Comercial”, publicação do jornalista José Costa que, em meados do século passado, iria transformar-se no “Diário do Comércio”.
Posteriormente, José Maria trabalhou como repórter no “Informador Comercial”, publicação do jornalista José Costa que, em meados do século passado, iria transformar-se no “Diário do Comércio”.
Na época do golpe militar, foi com os sete filhos pequenos para o exílio no Chile, onde criou uma rede de oito livrarias especializada em ciências sociais, e depois para a França, onde se tornou novamente livreiro.
Em 1979, com a anistia, Rabelo voltou ao Brasil. Com Leonel Brizola, participou da reorganização do antigo PDT, e, sem perder o vínculo com o jornalismo, escreveu dois livros. Um é “Os caminhos do exílio” (Geração Editorial, 2016), em que descreve os anos em que passou exilado. O mais recente é “A história geral de Minas”, lançado em dezembro de 2018, em parceria com o João Antônio de Paula, Fernando Correia Dias e Ricardo Moura Faria.
*Estagiária sob supervisão do editor Benny Cohen