Jornal Estado de Minas

Mudanças na administração

Prefeitura de Ouro Preto inicia 2022 com mudanças na equipe de governo


Prefeitura de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, promove uma verdadeira reformulação neste início de 2022: empossou novos secretários, extinguiu algumas pastas e criou outras. A cerimônia de posse dos oito gestores aconteceu no auditório da prefeitura nesta terça-feira (4/1).




 
O prefeito Angelo Oswaldo esclarece que as mudanças na equipe de governo não representam que o Executivo esteja inchando com novas pastas e afirma que a preocupação é justamente o contrário, como medida para adaptar a estrutura da prefeitura a um programa de governo que demanda modificações.
 
Um das principais alterações apontadas pelo prefeito foi a mudança da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio que passa a ser Turismo e Cultura. Angelo Oswaldo explica que a Secretaria de Turismo e de Cultura fica sob o comando de Margareth Monteiro, “porque em Ouro Preto essas duas áreas têm demandas que caminham juntas” afirma.
 
A atual gestora da pasta de turismo atuou em 2021 com Secretaria de Patrimônio e Cultura e com o fim da pasta, a área da cultura atuará juntamente com o turismo e questões relacionadas ao patrimônio passarão a ser gerenciadas dentro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, recém-criada.




 
“Com o patrimônio indo para o Desenvolvimento Urbano e Habitação vamos atender a uma demanda antiga. A regulação urbana e a habitação fazem parte dos programas principais do nosso governo e que precisam ser acelerados e temos recursos para isso”, destaca.
 
Outra mudança apontada pelo prefeito é a da Secretaria da Casa Civil, criada na gestão passada, que será extinta e agora voltará a ser uma chefia de gabinete. A pasta era administrada Zaqueu Aston que agora toma posse como chefe de Gabinete.
 
A criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia também faz parte do plano de governo e o Secretário de Governo, Felipe Guerra, deixa o cargo e assume a nova pasta.



Guerra afirma que a Secretaria vai ser dedicada para a geração de emprego e renda, com intuito de diversificar a economia do município para além do turismo, da mineração e da educação.
 
“Me despeço da Secretaria de Governo e com essa nova missão, vejo que é o maior desafio da minha carreira no poder público, sou turismólogo, mas com essa criação da Secretaria para melhorar a qualidade de vida dos ouro-pretanos espero estar à altura e agradeço a confiança do prefeito e da vice-prefeita”.
 
Também assinaram o termo de posse, Yuri Assunção da Secretaria de Governo; Leandro Moreira, da Secretaria de Saúde; Renato Zoroastro, Secretaria de Educação e Valter Sacramento Fagundes secretário Adjunto de Obras.

audima