Os ministros da Cidadania, João Roma, e do Meio Ambiente, Joaquim Leite, sobrevoaram, nesta terça-feira (11/1), as cidades mineiras de Pará de Minas e Nova Lima, afetadas pelos temporais dos últimos dias.
Em conversa com jornalistas antes do voo, João Roma e Joaquim Leite afirmaram que vieram dar “todo apoio” do governo federal a Minas Gerais.
“Estamos vivendo um fenômeno que vem gerando uma calamidade em todo o Brasil. Acompanhamos isso de perto no estado da Bahia, onde vimos cenas que tocaram o coração de todos. Agora, em Minas, as chuvas estão tomando maior intensidade. Uma calamidade como essa tem várias fases, mas estamos aqui trabalhando para dar todo o suporte”, disse Roma.
De acordo com o ministro da Cidadania, a verba liberada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que disponibiliza crédito extraordinário de R$ 700 milhões para suporte às regiões afetadas pelas fortes chuvas nos últimos dias também será destinada para Minas Gerais.
Daqui a pouco, por determinação do presidente @jairbolsonaro, eu e o ministro do @mmeioambiente, @joaquimleitemma, vamos visitar o Estado de Minas Gerais para avaliar os impactos causados pelas fortes chuvas que têm atingido o estado mineiro.
%u2014 João Roma (@joaoromaneto) January 11, 2022
Os ministros confirmaram que depois de sobrevoar as áreas mais atingidas irão conversar com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
Bolsonaro vem preferindo enviar ministros para sobrevoar os estragos das chuvas em todo o país. A ação vem gerando inúmeras críticas ao chefe do Executivo federal. Internautas apontam que o presidente prefere se ausentar do que prestar ajuda para as vítimas.
Minas Gerais passa neste momento por uma situação crítica devido às chuvas. Milhares de pessoas foram obrigadas a deixar as próprias casas e perderam tudo o que tinham.
Até o momento, 19 pessoas morreram no estado desde o início do período chuvoso, de 1º de outubro até agora. As dez vítimas da tragédia em Capitólio, no sábado (8), não entraram na lista, porque a Defesa Civil diz que aguarda investigação sobre a causa das mortes.