A morte da cantora Elza Soares nesta quinta-feira (20/1), aos 91 anos causou comoção também no mundo político. Dos presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e João Doria (PSDB) à deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP), sambista e de convivência com Elza, foram inúmeras manifestações destacando a força da obra da artista, mas, também, seu papel na luta por direitos dos negros e das mulheres.
Quanta tristeza! A nossa DIVA Elza Soares fez sua passagem hoje. A Voz do Milênio, Elza é uma referência de mulher, artista e ser humano. Elza é eterna!
%u2014 Leci Brandão (@lecibrandao) January 20, 2022
Eu agradeço por sua passagem iluminada nesse mundo. Que Olorum a receba em festa...@ElzaSoares sempre presente! pic.twitter.com/WUthMTttRQ
Lula foi outro a destacar a potência das cordas vocais de Elza. "Perdemos não só uma das melhores cantoras e vozes mais potentes do Brasil, mas também uma grande mulher, que sempre defendeu a democracia e as boas causas", escreveu.
Com muita tristeza recebemos hoje a notícia da partida da nossa querida Elza Soares.
%u2014 Lula (@LulaOficial) January 20, 2022
Perdemos não só uma das melhores cantoras e vozes mais potentes do Brasil, mas também uma grande mulher, que sempre defendeu a democracia e as boas causas.
Foto: @ricardostuckert pic.twitter.com/kQazDvvLZl
"O Brasil perde uma mulher admirável. Elza era a voz do talento e do ritmo da música brasileira", postou Doria.
Com a morte de Elza Soares, o Brasil perde uma mulher admirável. Elza era a voz do talento e do ritmo da música brasileira. Minha solidariedade aos familiares, amigos e fãs. %uD83D%uDE4F
%u2014 João Doria (@jdoriajr) January 20, 2022
Ciro Gomes (PDT) também deixou uma mensagem. "Elza Soares, que foi eleita uma das maiores artistas do mundo, teve sua vida marcada pela superação. Sua história é símbolo de luta pelo direito das mulheres, dos negros e dos mais pobres."
O Brasil perde uma de suas vozes mais fortes, representativas e mundialmente conhecidas. Elza Soares, que foi eleita uma das maiores artistas do mundo, teve sua vida marcada pela superação. Sua história é símbolo de luta pelo direito das mulheres, dos negros e dos mais pobres. pic.twitter.com/KkK26g3RYm
%u2014 Ciro Gomes (@cirogomes) January 20, 2022
De Minas Gerais, uma das vozes de lamento pela partida de Elza foi a deputada estadual Andréia de Jesus (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. "Com muita tristeza recebo a notícia que Elza Soares se foi. Uma mulher revolucionária, que usou sua voz inconfundível para cantar, mas também para representar a força e luta das mulheres pretas."
Com muita tristeza recebo a notícia que Elza Soares se foi. Uma mulher revolucionária, que usou sua voz inconfundível para cantar, mas também para representar a força e luta das mulheres pretas.
%u2014 Andréia de Jesus %uD83D%uDC89%u270A%uD83C%uDFFF #VidasNegrasImportam (@andreiadejesuus) January 20, 2022
Descanse em paz.%u2B50%uFE0F
Paes vai decretar luto no Rio de Janeiro
Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro (RJ), afirmou que nesta sexta-feira (21) vai decretar luto oficial de três dias em homenagem a Elza. "Mulher! Guerreira! Elza Vive!", exclamou.
Amanhã decreto luto oficial de 3 dias no Rio pela perda dessa grande carioca! Mulher! Guerreira! Elza Vive! pic.twitter.com/FTbWqd7fld
%u2014 Eduardo Paes (@eduardopaes) January 20, 2022
Manuela d'Ávila (PCdoB), candidata a vice-presidente na chapa do PT em 2018, chamou Elza de "rainha". "Obrigada por sua vida tão repleta de vida!"
Descansa em paz, Rainha!
%u2014 Manuela (@ManuelaDavila) January 20, 2022
Obrigada por sua vida tão repleta de vida! %u2764%uFE0F%uD83C%uDF1F pic.twitter.com/uMGy25Hi43