A nova escalada da COVID-19 no Brasil com o início de 2022 chegou a Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, que anunciou em 17 de janeiro o diagnóstico positivo para o vírus. Nesta quinta-feira (27/01), durante entrevista coletiva na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas em Belo Horizonte, o governador afirmou que teve sintomas "desagradáveis" nos primeiros dias, mas que já trabalha quase em ritmo "normal".
"Queria salientar que estou no meu 11º dia de COVID, os três primeiros dias realmente foram muito desagradáveis, muita dor, muita indisposição, mas tenho melhorado dia a dia, e os sintomas são cada vez mais leves, apesar da falta de olfato, de paladar e uma certa indisposição que às vezes surge, eventualmente, ainda existe, mas estou muito bem. Já tenho quase que uma agenda normal, como já fazia antes de ter contraído COVID", disse Zema, que está com esquema vacinal completo.
“A dose de reforço é importantíssima. Os meus sintomas, como eu disse, foram relativamente leves, e fica cada vez mais provado que pessoas que estão sendo hospitalizadas com quadro grave são pessoas que se recusaram ou não fizeram o uso total da vacina”, completou.
Nesta quinta, por exemplo, Zema segue com as atividades presenciais após cumprir período de isolamento em casa e não apresentar sintomas por sete dias. Às 15h, o governador se reúne com o secretário-geral Mateus Simões, a secretária de Planejamento e Gestão Luísa Barreto, o advogado-geral do Estado Sérgio Pessoa e o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão Luís Otávio Assis.
Na sequência, às 17h, o governador mineiro se reúne virtualmente com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), os secretários de Governo e Planejamento do Espírito Santo, Álvaro Duboc e Gilson Daniel, e o subsecretário da Casa Civil do Espírito Santo, Ricardo Ianotti. A equipe de Zema também participará desta reunião.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.